segunda-feira, 1 de março de 2010

PROJETO CICLO.VISTA DE NOITE IN.VENTO





O projeto Ciclo.Vista de Noite In.Vento foi contemplado pela FUNARTE no edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura e está sendo executado pelo grupo artístico Passo, formado por Aruan Mattos e Flavia Regaldo, junto ao Ponto de Cultura do Arraial da Boa Morte e apoiado pela APHAA-BV.
O projeto está executando oficinas de fotografia e propõe um paralelo entre o desenvolvimento das tecnologias da fotografia e o desenvolvimento do traçado e organização urbana do arraial. Este compara os primeiros métodos de fotografia e montagem cinemática com as possibilidades de captação e projeção digitais atuais, propondo paralelamente uma reflexão sobre os acontecimentos que modificaram e deram forma ao atual mapa físico e cognitivo do arraial.
Para tanto, estão sendo trabalhadas nas oficinas três temáticas complementares: o espaço estrutural e arquitetônico do arraial, os personagens e suas memórias e a vivência do cotidiano.
O projeto prevê a execução de uma escultura cinética: um projetor analógico de slides movido pelo vento que irá projetar as fotografias executadas pelos alunos. Serão realizados 3 conjuntos de fotografias de acordo com as 3 temáticas apresentadas. O movimento da roda de slides será acionado por um cata-vento de eixo vertical. A altura deste cata-vento é de 5,5 metros. A roda de slides por sua vez possui um diâmetro de 1,8 metros e se encontra na altura dos espectadores. Esta possui uma estrutura fechada para proteção e janelas circulares que permitirão a visão da engrenagem/mecanismo da roda.
O projeto foi concebido para ser instalado de forma definitiva no largo central do arraial, permitindo aos moradores criar um vínculo real com o a proposta artística apresentada, sendo estes autores das imagens projetadas.
A data de inauguração da escultura acontecerá nesta primeira quinzena de março. A inauguração será realizada no evento: Abertura de residência Artística - com exposição de conjunto de fotografias, acompanhada de muita música e outras atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário